Evite surpresas desagradáveis ao comprar seu iPhone no exterior

Tempo de leitura: 4 minutos

Como importar iPhone dos EUA - Regras importantes

Importar iPhone dos EUA é um sonho para muitos, mas para aqueles que viajam para o exterior ou têm um bom conhecimento em importação online fica mais fácil.

Sendo que temos que tomarmos alguns cuidados para esse sonho não se tornar um grande pesadelo.

Muitos falam das vantagens em importar iPhone, eu concordo, porém será que todos conhecem as armadilhas dessa história?

Mantendo a linha do Blog ImportaMaisBrasil, vou ser o mais breve possível e tentar passar para você, com total clareza, informações relevantes.

 

Cuidados na hora de importar iPhone

Como comprar iPhone no exterior

Antes de importar iPhone pela internet ou comprar pessoalmente nas lojas internacionais, é de suma importância entender a funcionalidade dos aparelhos estrangeiros em solo brasileiro.

Creio que você não seja um perito no assunto, mas seguindo estas orientações não terá problemas para utilizar o seu aparelho aqui no Brasil.

Compre aparelhos no exterior desbloqueados

Esqueça aqueles aparelhos com preços milagrosos que encontramos na web.

A realidade é uma só, aparelhos desbloqueados no exterior (Unlocked) possuem preços totalmente diferentes dos fidelizados a planos. Neles terá que pagar o preço cheio (full price).

A primeira regra é: só compre iPhone desbloqueado. Isso tanto para compras feitas online ou pessoalmente nas lojas internacionais.

Os aparelhos desbloqueados estão livres para trabalhar com qualquer operadora, entretanto isso não é o suficiente, têm alguns pontos ainda a serem analisados.

Vamos vê-los mais a frente!

Tecnologia GSM ou CDMA?

Esse é mais um ponto importante, a rede de telefonia móvel brasileira funciona com a tecnologia GSM (Global System for Mobile).

Portanto, é de suma importância que o aparelho comprado no exterior suporte a tecnologia GSM.

Boa parte do mundo usa o padrão GSM, porém, operadoras americanas e algumas asiáticas utilizam a tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access) extinta no Brasil desde 2012.

Então fique atento a esse detalhe antes de comprar iPhone no exterior.

Faixas de frequência usadas por REDES 4G (LTE)

Será que a rede 4G do Brasil vai funcionar nos smartphones importados?

No Brasil, atualmente as redes de telefonia móvel estão utilizando a banda E-UTRA (banda 7), a faixa de frequência adotada é entre 2,5 GHz e 2,69 GHz (2500MHz – 2690MHz).

Ela é a mesma empregada em países como Austrália, Nova Zelândia, México, Canadá, Chile, Colômbia e Costa Rica, além de algumas nações europeias.

Sendo que nos Estados Unidos, o preferido pelos brasileiros para comprar o iPhone, a frequência utilizada para operar o 4G é de 700 Mhz a 2.100 Mhz.

Vale lembrar que o telefone da Apple possui conectividade multinacional em seus modelos mais recentes, e por isso funciona bem em território brasileiro.

Para outras marcas é sempre bom dar uma olhada nas especificações do aparelho para ver em quais frequências ele opera.

Garantia dos aparelhos

Em sites como o Reclame Aqui, são vários os relatos de consumidores que tiveram o pedido de conserto pela garantia negado devido o produto ter sido comprado fora do país. 

Se a marca do fabricante atuar no mercado nacional, ela é obrigada por lei assumir a legislação do país para todas as suas relações, inclusive as de consumo.

Se a marca está negando o conserto dentro do prazo de garantia, você deverá pegar essa “negativa” por escrito e ingressar com uma ação judicial.

Já a Apple fornece 12 meses de garantia internacional para seus produtos comprados em qualquer loja física ou online, com a condição de que o modelo do produto adquirido esteja homologado no país presente e o defeito esteja dentro de uma lista de problemas.

Aparelhos homologados pela ANATEL

Os aparelhos da Apple são homologado e publicado no site da ANATEL.

O certificado é liberado no portal da agência e permite a venda dos aparelhos em todo o território brasileiro, além de comprovar que o dispositivo está dentro dos requisitos técnicos da regulamentação do país.

Sendo assim, em relação a ANATEL, não vejo problemas com os aparelhos da Apple.

Ah! Parece que os novos iPhones estão mais perto de chegarem ao Brasil.

Lançados no dia 16 de setembro, o iPhone 7 e iPhone 7 Plus já podem ser encontrados em lojas da Apple dos Estados Unidos, mas a presença do logotipo da Anatel nos modelos comercializados no local chama a atenção dos brasileiros que andam por lá.

Espero ter ajudado com essas informações, e que faça bom uso desse conteúdo.

Não deixe de ver os outros artigos do blog, sei que vão ser úteis em suas futuras compras internacionais. Boas compras!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *