Correios – Minhas Importações: como funciona e os benefícios dessa plataforma

Tempo de leitura: 6 minutos

Minhas Importações é uma plataforma eletrônica dos Correios integrada a Receita Federal que acelera todo o processo do desembaraço aduaneiro. Ela facilita o recebimento das encomendas vindas do exterior.

Através dela, você interage automaticamente com os órgãos responsáveis pela fiscalização e acompanha todo o trâmite do processo de importação no ambiente Minhas Importações.

Tudo isso online e eletronicamente. Você pode enviar documentos pendentes, pedir a revisão dos tributos, pagar os impostos e taxas.

Esse sistema possibilita receber a encomenda diretamente no endereço indicado pelo importador. Não será necessário ir até uma agência dos Correios para o pagamento do tributo e despacho postal.

Despacho postal: valor pago aos Correios pela prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro das encomendas internacionais.

Funcionalidade e os benefícios da plataforma Minhas Importações

Correios - Minhas Importações: como funciona e os seus benefícios

Quem pode utilizar o sistema Minhas Importações?

Pessoas físicas e jurídicas que desejam importar mercadorias com valor aduaneiro de até US$ 3,000.00 (três mil dólares americanos ou o equivalente a outra moeda estrangeira).

Valor aduaneiro: soma do valor do produto adicionado ao valor do frete e seguro (quando houver).

◊ Acesso às informações completas sobre suas encomendas vindas do exterior

A plataforma Minhas Importações fornece informações detalhadas sobre os status de todas as suas encomendas e correspondências internacionais, incluindo um histórico das importações realizadas nos últimos meses.

 Pagamento online dos tributos e taxas, através de boleto bancário ou cartão de crédito

Você poderá fazer os pagamentos dos tributos e taxas, os quais são apresentados de maneira detalhada em um demonstrativo único. Podendo pagar por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

Sobre as remessas internacionais incidem o imposto de importação (II), com alíquota única de 60% sobre o valor aduaneiro (valor da mercadoria + valor do frete + valor do seguro), e o imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que possui alíquotas distintas de acordo com o estado de destino das encomendas.

Além dos tributos de importação, as encomendas internacionais estão sujeitas a cobrança do serviço postal. Taxa cobrada pelos Correios pelos serviços prestados no processo de liberação das encomendas.

Serviços, tais como: o recebimento das remessas internacionais, inspeção pelo raio X, armazenagem, recolhimento e repasse dos tributos, interação com o destinatário e remetente, devolução das encomendas quando não houver o pagamento dos impostos ou taxas pelo destinatário.

 Contato direto com os Correios, Receita Federal e órgãos anuentes

A plataforma Minhas Importações facilita sua interação com a Receita Federal e com os órgãos anuentes durante todo o processo de desembaraço aduaneiro.

Você terá acesso a todas as exigências feitas pelas entidades responsáveis e os procedimentos a serem cumpridos para liberação de suas encomendas internacionais.

 Envios de comprovantes de pagamentos, documentos, eletronicamente, com segurança e rapidez

Em alguns casos a Receita Federal e/ou os órgãos anuentes poderão exigir informações complementares para finalizar o processo do desembaraço aduaneiro das encomendas.

Você poderá realizar upload de arquivos  com tais informações, os arquivos devem atender os seguintes requisitos:

•    O formato do arquivo deverá ser, obrigatoriamente, PDF, JPEG ou TIFF;
•    O tamanho do arquivo não poderá ultrapassar 2mb (megabytes);
•    O número máximo é de 5 arquivos anexados.

 Pedir a revisão dos tributos, quando necessário

Discordando dos valores dos impostos e taxas, você poderá solicitar a revisão dos tributos de importação na plataforma Minhas Importações.

A RFB é responsável pela análise dos pedidos de revisão. Os resultados dos processos são exibidos na própria plataforma.

O prazo para a análise é aproximadamente de 30 dias. Nesse período não é possível pagar o tributo e/ou cancelar o pedido de revisão. Terá que aguardar e acompanhar o processo fielmente até seu término.

Além do preenchimento do formulário eletrônico de revisão, a plataforma permite o upload de documentos e comprovantes exigidos pela Receita Federal.

Esses documentos terão que provar que a Receita Federal errou na hora de aplicar o valor do tributo.

É muito importante que cumpra todas exigências e atenda os requisitos para os upload dos arquivos. A falta de atenção poderá acarretar no atraso da análise ou no indeferimento do pedido de revisão.

Para reclamar o valor do tributo será necessário:

  • Print da tela ou e-mail comprovando a compra no site, contendo: descrição dos produtos e valores dos mesmos, custo do frete, valor do seguro caso tenha contratado;
  • Comprovante do pagamento (extrato do cartão, boleto bancário, etc).

Retorno dos bens (exportação temporária):

  • Documento que comprove a saída dos bens do território brasileiro;
  • Declaração de Exportação (DE);
  • Declaração Simplificada de Exportação (DSE);
  • Declaração Única de Exportação (DU-E);
  • Documentos instrutivos de exportação temporária.

O pedido de revisão pode resultar no aumento da tributação e na aplicação de multas e outras penalidades, caso sejam encontradas irregularidades.

Remessas postais com valores subfaturados estão sujeitas a multas e podem ser devolvidas para os remetentes ou confiscadas (art. 703, 711 e 725 do Inciso I, do Decreto nº 6759/2009, sem prejuízo de outras penalidades).

Os Correios só vão apresentar o pedido de revisão a Receita Federal se estiver pelo menos um arquivo anexado ao processo que comprove o valor do bem.

Encomendas contendo presentes enviados por pessoas físicas devem ser acompanhadas de documento com imagem e valor de cada produto, além da declaração expressa do exportador confirmando se tratar de um presente.

Decisões judiciais somente serão acatadas pela RF, se pertencer ao próprio destinatário

 Encomendas internacionais entregues diretamente na residência do destinatário

Não é necessário se dirigir a uma agência dos Correios para retirar a sua encomenda vinda do exterior. Assim que efetuar o pagamento do tributo e taxas de importação e for confirmado, a encomenda será entregue normalmente na residência do destinatário.

Lembre-se:

Para utilizar a plataforma Minhas Importações terá que ser cadastrado no idCorreios.

Com seu cadastro pronto, é só logar com seu usuário e senha e acessar o ambiente Minhas Importações.

Minhas Importações veio para facilitar e fiscalizar todas importações feitas pelos brasileiros. Utilize-a com sabedoria!

O segredo para economizar e até mesmo ganhar uma boa grana importando é conhecer os caminhos certos da importação e localizar os melhores produto com preços baixos.

Acompanhe as postagens aqui no blog e os vídeos em nosso canal no YouTube.

Informação é um dos pilares do sucesso!

Um forte abraço e boas importações!

2 Comentários


  1. Comprei um smartfone, mais não sabia de todos esses procedimentos, já paguei as taxas aduaneiras e estou a espera da entrega da minha encomenda.no App só aparece taxas pagas mais não sai disto.o que faço?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.